Dez passos para uma alimentação saudável

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Ciente da responsabilidade social com os clientes e seus respectivos colaboradores, a Nutriellos catalogou dez passos para uma alimentação saudável. Esta iniciativa parte do princípio de que ação da empresa vai além das refeições coletivas servidas em ambientes corporativos.

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As orientações a seguir são baseadas no Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde. Confira esta versão simplificada da edição de 2014:

Primeiro Passo – Priorize os alimentos naturais, que foram processados o menos possível. Coma alimentos vegetais de todos os grupos: legumes, grãos, farinhas, raízes, verduras, ovos, frutas, carnes, leite e ovos.
Dica: para encontrá-los vá à feira-livre ou indague-se: isto existe na natureza?

Segundo Passo – Sal, açúcar e gorduras devem ser utilizados com parcimônia, apenas para temperar e preparar os alimentos.
Dica: ao dar preferência aos alimentos naturais, estará consumindo menos desses ingredientes que tornam sua dieta desbalanceada.

Terceiro Passo – As opções que encontramos em lanchonetes e restaurantes tendem a favorecer o consumo de alimentos ultraprocessados. Minimize o consumo de bolachas, refrigerantes e “sucos” em caixinha, doces, salgadinhos e embutidos o quanto puder. Se tiver restrições médicas, corte-os da dieta para sempre.
Dica: ande com fruta na bolsa ou mochila. Acondicione o alimento uma vasilha plástica com tampa para evitar que amasse ou solte cheiro.

Quarto Passo – Fique atento a alguns alimentos que são parcialmente processados, como legumes e frutas em conserva, queijos, pães, entre outros. Eles podem ser ricos em gordura, açúcar e sal.
Dica: utilize esses alimentos pouco processados apenas para acompanhar o prato principal. Faça deles a menor parte de sua refeição.

Quinto Passo – Faça as refeições nos horários corretos e ambientes que se sinta bem. Não belisque entre refeições, as opções são normalmente engordativas.
Dica: o horário “correto” das refeições é ditado pela regularidade. Procure estabelecer uma rotina para seus hábitos alimentares.

Sexto Passo – Comprar alimentos orgânicos em locais confiáveis. Além de não serem processados, não recebem agrotóxicos.
Dica: embora alimentos que recebam o rótulo de orgânico sejam mais caros, lembre-se que aqueles cultivados localmente têm boa chance de serem livre de agrotóxicos.

Sétimo Passo – Desenvolva o hábito de conversar com amigos e familiares sobre dicas de alimentação saudável, promova este conhecimento.
Dica: não seja invasivo. Comece falando sobre as dificuldades que teve que superar, por exemplo, para incentivar o diálogo.

Oitavo Passo – Alimentar-se de maneira saudável requer planejamento. Então o tempo necessário para ir às compras precisa ser encaixado na sua agenda. Bem como, o restaurante que oferece as melhores alternativas.
Dica: nada como o hábito para não deixar de ir ao supermercado nos fins de semana ou final do expediente.

Nono Passo – Prefira comida feita na hora, evite pratos congelados quando comer fora de casa.
Dica: o “self-service” é uma boa escolha.

Décimo Passo – Observe atentamente as informações em embalagens de gêneros alimentícios e mensagens publicitárias. Seja crítico.
Dica: muitas vezes o “suco” em lata ou caixinha contém mais açúcar do que refrigerantes!

Viva melhor com os dez passos para uma alimentação saudável

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